O Google informou, em junho de 2024, uma nova ação para a conclusão da iniciativa mobile-firstiniciada em 2016.

A partir de 5 de julho de 2024, o Google deixará de indexar os sites que não funcionam no mobile. Confira os detalhes compartilhados pelo buscador sobre o que será feito e como se preparar:

Fim da Indexação de sites que não funcionam no mobile

Segundo John Mueller, do Google:

“O pequeno conjunto de sites que ainda rastreamos com o Googlebot para desktop será rastreado com o Googlebot para dispositivos móveis após 5 de julho de 2024.”

Ou seja, a partir do dia 5 do próximo mês, o buscador deixará oficialmente de utilizar o seu bot para dispositivos desktop e vai direcionar 100% do seu rastreamento por meio do Googlebot para dispositivos móveis.

Com a mudança, os “poucos sites” (segundo Mueller), que ainda não adequaram sua usabilidade para os dispositivos mobile, terão seus domínios totalmente removidos do maior buscador do mundo.

Como a indexação mobile-first impacta o seu site com essa mudança?

Basicamente, se o seu site não estiver disponível e acessível em uma versão mobile, o Google deixará de indexá-lo a partir desta data, logo, não será encontrado na pesquisa.

Se você tiver apenas um modelo de desktop do seu site, tudo bem, desde que a versão para desktop seja carregada em um dispositivo móvel.

No entanto, é importante ressaltar que, com a mudança, o algoritmo do Google MUITO provavelmente dará “preferência” para sites que possuem uma versão mobile nos resultados de pesquisa.

 

 

Afinal, o objetivo do buscador é oferecer uma experiência agradável para o usuário e, portanto, os sites que foram estrategicamente desenvolvidos para oferecer essa adaptabilidade no mobile, certamente terão alguma “vantagem”.